PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA OFICINAS PEDAGÓGICAS
PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA OFICINAS PEDAGÓGICAS
SOUZA, Vera Lúcia Pereira de
ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA
As Atividades de Vida Diária (AVDs), como diz o nome são aquelas realizadas no dia-a-dia de cada educando, como por exemplo: amarrar sapatos, vestir-se, escovar dentes, etc. Essas atividades requerem o desenvolvimento de certas habilidades, pois para que se aprenda a realizá-las é necessário que se desenvolva habilidades específicas para cada atividade como desenvolvimento da coordenação motora, por exemplo. Neste sentido, a aprendizagem que às vezes não ocorre com a exercitação, poderá acontecer na situação do brinquedo, pois o prazer da brincadeira produz a especialidade, quanto mais o educando se envolve nela, mais estará aberto a produzir novos conceitos. (FINGER, 1986).
As Atividades de Vida Diária AVDs compreendem atividades fundamentais para a sobrevivência, como comer, manter-se limpo, participar de atividades sociais, realizar serviços domésticos etc. (FINGER, 1986).
ATIVIDADES DE VIDA PRÁTICA
As Atividades de Vida Diária (AVDs) são as tarefas de desempenho ocupacional que o indivíduo realiza diariamente. Não se resume somente aos auto – cuidados de vestir-se, alimentar-se, arrumar-se, tomar banho, e pentear-se, mas englobam também as habilidades de usar telefone, escrever, manipular livros, assim por diante, além da capacidade de virar-se na cama, sentar-se, mover-se e transferir-se de um lugar a outro. (TROMBLY, 1989).
Nas Atividades de Vida Prática (AVPs) pode-se observar o cotidiano do aluno especial, sua relação com o meio: familiar ou escolar, resumindo sua própria vida, equilíbrio e firmeza na conquista de seus movimentos. (TROMBLY, 1989).
O ambiente escolar-familiar deverá transmitir segurança e dar idéia de ordem física, geradora de uma ordem mental. Tudo no ambiente deve ser estudado, controlado, experimentado, para que o aluno adquira uma movimentação coerente, espelho de seu interior, desenvolvendo seu próprio instinto de vida e suas potencialidades.
Trombly (1989) cita ainda que, as Atividades de Vida Prática (AVPs) de acordo com o próprio termo, estes exercícios se destinam a preparar a pessoa com deficiência para a vida, possibilitando-lhe a independência e uma melhor organização interior.
PLANEJAMENTO - OFICINAS PEDAGÓGICAS
Objetivo Específico: Proporcionar ao aluno atividade de maior utilidade ampliando noção de responsabilidade e de trabalho para sua própria realização pessoal.
PROGRAMA | ESTRATÉGIAS |
Trabalhos manuais . Tapetes (retalhos) . Crochê . Quadro (tela) . Bordado (ponto cruz) . Cestos (jornal/reciclado) . Biscuit (lembrancinhas, vidros, etc.) | . Conhecimento e utilização do material. . Preparação e classificação do material . Pintura em telas . Bordado em tecido, sacos, toalhas, etc. .Tecer e trançar . Noções básicas de costura: riscar, cortar, alinhavar, pregar botões, colchetes, costurar. . Confecções de tapetes. . Acondicionamento. |
Atividades domésticas . Escola . Oficina de culinária | . Conhecimento e utilização do material de trabalho ou de limpeza; . Ser responsável com os materiais, utilizando-se em quantidades e finalidades adequadas; . Limpeza da oficina de culinária, banheiros, sala de aula, parquinho, assim por diante; . Reconhecer e identificar os cômodos de uma casa; . Limpeza e conservação dos cômodos de uma casa; . Limpeza e conservação dos utensílios domésticos; . Cuidados e conservação de roupas e calçados; . Reconhecer e utilizar adequadamente eletros domésticos que existem na oficina de culinária e no ambiente escolar; . Classificação de alimentos e utensílios (arroz, feijão, verdura, carne); . Efetuar pequenas compras (feiras, supermercado, padaria, mercearia); . Preparar e elaborar receitas simples (doces, pães, bolos, salgados); . Preparar e servir alimentos simples: (lavar, cortar, temperar, fritar, assar, cozinhar, e demais atividades da cozinha); . Arroz doce e salgado; . Feijão cozido; . Macarrão; . Bolinho doce e salgado; . Ovo frito, cozido e omelete; . Vitamina, salada de frutas, verduras e legumes; . Pão com manteiga, pão torrado, pão no ovo batido; . Batata doce (cozida, frita, assada); . Maionese; . Sopa de legumes e fubá; . Carnes variadas; . Chás (erva-mate, cidreira, hortelã e outras ervas medicinais); . Café, chocolate, leite, sucos naturais; . Manjar de leite, etc.; . Sagu, canjica, gelatina, e demais geléias; . Sorvete de leite, frutas; . Amendoins salgados, doces e achocolatado, etc. . Pipoca doce e salgada; . Mandioca frita e cozida; . Polenta; . Por e tirar a mesa – a toalha, os guardanapos, os pratos, os talheres, adornos; . Arrumar a cama; . Lavar e passar roupas. |
Horticultura Jardinagem | . Preparação do solo e suas condições; . Época adequada do plantio; . Uso adequado de ferramentas; . Semeadura e plantio; . Conservação de canteiros; . Colheita; . Conservação dos produtos colhidos; . Comercialização; . Necessidades da planta (adubo, água, poda, replanta); . Ferramentas adequadas; . Conservação de jardins e vasos; . Seleção de sementes e mudas; . Flores e folhagens para adornos da escola, sala de aula e presentes; . Técnicas de plantio, poda; . Reprodução de viveiros; . Manutenção. |
Produtos feitos com madeira | . Madeira – origem, tipo e finalidade; . Ferramentas e maquinários – conhecer, nomear e utilizar; . Conservação e manutenção de todos os materiais; . Lixar; . Planar; . Medir; . Riscar; . Serrar; . Furar; . Montar; . Pregar; . Colar; . Acabamento; . Consertos e reformas; . Embalar; . Comercializar. |
- Outros programas poderão ser desenvolvidos de acordo com as realidades e necessidades do aluno e da escola;
- Para todas as atividades obedecer a graduações de dificuldades preparando o aluno para desenvolvê-la independentemente, procurando nelas sua própria auto-realização;
- Avaliação será através de observações do desempenho do aluno na atividade dada;
- Planejamentos mensais, avaliações diárias e semestrais.
PLANEJAMENTO: ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA E ATIVIDADES DE VIDA PRÁTICA
Objetivo Geral: Proporcionar ao aprendiz atividades visando ampliar a noção de responsabilidade e de trabalho para sua própria independência, realização pessoal e relacionamento social.
Objetivo Específico: Trabalhar visando atividades dentro das áreas de AVD (Atividades de Vida Diária), AVP (Atividades de Vida Prática), Lazer e Relacionamento Social.
Nº | ATIVIDADES | TRABALHOS |
01 | AVD | Comunicação, vestuário (estimular feminilidade), locomoção, higiene (estimular feminilidade), alimentação. |
02 | AVP | Atividade de limpeza, preparação de refeições, servir refeições, trabalhos manuais, compras. |
03 | Lazer/passeios | Na casa do aprendiz, sorveteria, feira, exposições, piquenique, missa, culto, zoológico. |
04 | Relacionamento social (pessoal / aceitação) | Atividades em conjunto, boas maneiras, educação sexual, atividades de relacionamento |
ATIVIDADES DE VIDA PRÁTICA – AVP
Nº | ATIVIDADES | TRABALHOS |
01 | LIMPEZA | - Transportar material de limpeza; - Pegar objetos do chão; - Limpar as coisas derramadas no chão; - Usar a vassoura para varrer; - Usar a pá de lixo; - Arrumar a cama; - Tirar o pó dos móveis; - Usar pano com água / torcer; - Limpar mesas, cadeiras e erguê-las; - Passar pano no chão com rodinho; - Lavar panos no tanque usando água e sabão; - Limpar, lavar banheiro; - Limpar os vidros; - Limpar, descongelar geladeira; - Lavar calçadas, etc. |
02 | JARDINAGEM | - Plantar; - Regar; - Retirar matos, folhas, papéis, pedras das plantas e grama, etc.; - Fazer arranjos florais. |
03 | PREPARAÇÃO DE REFEIÇÕES | - Abrir torneiras; - Acender fósforo e forno ou queimador a gás; - Despejar líquidos quentes; - Servir comida quente; - Abrir embalagens de comida; - Abrir latas e garrafas; - Abris leite em saquinhos ou caixinhas; - Carregar comida ou panelas quentes; - Tirar comida da geladeira; - Tirar utensílios dos armários; - Descascar legumes, frutas, etc.; - Usar facas com segurança; - Usar talheres de medida ou medidor; - Usar batedeira; - Untar formas; - Abrir o forno com segurança; - Usar luvas para forno; - Colocar travessa no forno; - Usar liquidificador; - Quebrar ovos; - Bater massa; - Despejar massa; - Bater carne; - Planejar o cardápio da semana. |
04 | SERVIR REFEIÇÕES | - Arrumar a mesa / toalha / talheres / pratos / copos / guardanapos / etc.; - Levar a comida para a mesa; - Servir a comida na mesa; - Colocar e retirar a toalha; - Dobrar guardanapos e toalha; - Retirar a sobra de comida dos pratos; - Limpar mesa e cadeiras; - Varrer o chão; - Lavar louça; - Secar louça; - Guardar corretamente a louça nos armários; - Lavar a pia; - Limpar o fogão; |
05 | LAVANDERIA | - Selecionar as roupas; - Usar varal; - Usar pregadores e cesto; - Prender no varal; - Preparar a mesa ou tabua de passar roupa; - Passar roupas simples; - Passar camisetas ou vestido; - Dobrar roupas passadas; - Guardar corretamente as roupas passadas. |
06 | COSTURA | - Enfiar linha na agulha; - Dar nó, laço; - Usar a tesoura; - Cortar a linha; - Fazer alinhavo; - Pregar botões; - Remendar; - Usar a máquina de costura. |
07 | TRABALHOS MANUAIS | - Tapetes; - Pinturas (caixas, tecido, telas, etc.); - Guardanapos; - Alinhavos; - Vasos decorados; - Porta guardanapos; - Crochê; - Bordado ponto cruz; - Cachepôs de madeira, etc. |
ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA – AVD
Nº | ATIVIDADES | TRABALHOS |
01 | COMUNICAÇÃO | - Estimular o uso da fala; - Aprimorar o uso de gestos e sinais; - Atender a porta / campainha; - Receber e executar instruções / recados. |
02 | VESTUÁRIO | - Vestir e despir roupa; - Abotoar e desabotoar; - Abrir e fechar zíper e fivelas; - Amarrar e desamarrar (dar nó e laço); - Manter-se com roupas limpas; - Calçar sapatos, meias. |
03 | LOCOMOÇÃO | - Deslocar-se de forma adequada; - Corrigir erros de postura. |
04 | HIGIENE | - Tomar banho; - Pentear o cabelo; - Cortar e lixar as unhas; - Lavar as mãos antes das refeições; - Fazer depilação; - Usar lenço adequadamente; - Usar absorvente higiênico; - Usar o banheiro corretamente; - Escovar os dentes; - Manter uma boa aparência; - Desenvolver a feminilidade com o uso de batom, esmalte, perfume, creme, etc. |
05 | ALIMENTAÇÃO | - Utilizar os talheres; - Utilizar copo / xícara; - Orientar boas maneiras na mesa; - Alimentar-se adequadamente; - Cortar carne, pão, legumes; - Guardar corretamente os alimentos; - Cozinhar. |
13. REFERÊNCIAS
FINGER, J. A. Terapia ocupacional. São Paulo: Sarvier, 1986.
TROMBLY, C. A. Terapia ocupacional para disfunção física. 2ª ed. São Paulo: Santos, 1989, 514 p.
FONTE:http://deficinciaintelectual.blogspot.com.br/2010/11/propostas-de-atividades-para-oficinas.html