PLANO DE ATENDIMENTO
- DADOS DO EDUCANDO
- Nome: XXXXXXXXXXXXX
- D.N.: 26/05/2004
- Ano: 3º ano
- Período: Vespertino
- Professora (regular): XXXXXXX
- Psicopedagoga: XXXXXXXXXXXXX
- Diagnóstico: Dislexia
- Médico responsável: DR. XXXXXXX
- Data: em 28/011/2012
- Iniciou o atendimento no ano de: ( ) 2012 ( X ) 2013
- Início do atendimento no ano de 2013: 12/03
- ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO
- Período de atendimento: de março a dezembro de 2013.
- Frequência: duas vezes por semana – segunda e quarta-feira
- Tempo de atendimento: 45’
- Composição de atendimento: atendimento individual
- OBJETIVO
Desenvolver as funções mentais superiores, ou seja, desenvolver o conjunto de funções cognitivas responsáveis pela percepção. abstração, memória .
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver as linguagens oral e escrita
- Desenvolver a função social da leitura e da escrita
- Ampliar o vocabulário
- Desenvolver coordenação motora ampla e fina
- Ampliar a capacidade de memorização
- Desenvolver a percepção visual e auditiva
- Ampliar a capacidade de se comunicar
- Utilizar a linguagem oral e escrita como instrumento de comunicação
- Reconhecer e diferenciar formas geométricas
- Desenvolver a lateralidade
- Compreender regras ortográficas
- Desenvolver e ampliar seu nível de abstração
- Desenvolver seu nível de concentração
- Compreender o tempo como uma sequência regular
- Utilizar-se do ontem, do hoje e do amanhã, corretamente
- Desenvolver a capacidade de planejamento a curto e a longo prazo
- Compreender a relação entre grafemas e fonemas
- Compreender as regularidades e irregularidades do sistema escrito
- Ampliar a capacidade de compreensão semântica
- Compreender, interpretar e reconstruir um texto ouvido ou lido
- Desenvolver a capacidade de ler, ouvir e contar histórias
- ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
- Jogos de raciocínio lógico, ampliação de vocabulário e regras orográficas.
- Escrita e reescrita de histórias
- Teatro de fantoche
- Leitura de livros literários
- Montagem de painéis com palavras
- Construção da linha do tempo, calendário e diários.
- Montar quebra-cabeça
- Sequenciar histórias ou fatos
- Pintar ou destacar figura e fundo
- Cantar, sequenciar ritmos e músicas
- Modelagem com massinha de modelar pronta e caseira
- Ordenação de formas
- Classificação com blocos lógicos, figuras, ...
- Receitas de bolos e sanduíches naturais
- Escrita de diferentes gêneros textuais
- Pesquisas e leitura na internet, livros e revistas
- Jogos no computador
- Atividades de digitação
- Construção de jogos e materiais diversos
- Ler e interpretar textos
- Reconstruir histórias já existentes
- Ouvir e contar histórias
- Desenhar a partir de uma história lida ou ouvida
- SELEÇÃO DE MATERIAIS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS
- Figuras e objetos diferenciados
- Meias
- Palitos de picolé
- Caixas de papelão
- Caixas de ovo
- Tampinhas de garrafa
- Botões
- EVA.
- Papel pardo
- Palitos de churrasco
- Cola
- Tesoura
- Giz de cera
- Lápis de cor
- Canetinhas
- Cartolina
- Fichas de palavras
- Entre outros...
- MATERIAIS EXISTENTES NA SALA
- Duas mesas tipo escritório com três gavetas em cada.
- Duas cadeiras escolares
- Uma mesa pequena com quatro cadeiras coloridas e uma mesa sensorial
- Um quadro branco
- Um armário com duas portas
- Uma escrivaninha para computador (pertencente a professora)
- Um tapete de EVA na cor verde (pertencente a professora)
- Duas cortinas tipo persianas (pertencentes a professora
- Prateleiras (pertencentes a professora)
- Um espelho com moldura
- Uma lixeira de plástico
- Um scanner
- Um material dourado
- Um alfabeto silábico
- Um esquema corporal
- Um quebra cabeça do corpo
- Tapete quebra-cabeça
- Sacolão Criativo (legos)
- Quebra-cabeça sobreposto (sequência lógica)
- Um alfabeto
- Plano Inclinado – Estante para Leitura
- Um dominó de associação de ideias
- Um jogo da memória dos numerais
- Uma caixa tátil
- Giz de cera
- Quatro bambolês
- Coleção “ A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão” – incompleta
- Jogos diferenciados
- Folhas de diferentes espessuras
- Lápis de cor
- Canetinhas
- Animais de pelúcia
- Caixas de plástico e de madeira
- Almofadas
- Brinquedos
- Potes e latas
- Livros
- Blocos lógicos
- Entre outros.
- MATERIAIS QUE NECESSITAM SER ADQUIRIDOS
- Blocos lógicos de diferentes tamanhos
- Material de Cuisenaire
- Jogos de encaixe e de montar
- Brinquedos de montar, como fazendinhas...
- Quebra-cabeças
- Carretéis de linha (sem linha)
- Escorredor de macarrão
- Jogo de palito pequeno
- Canudinhos
- Jogos de alinhavo
- Linha de bordado
- Agulha grande
- Jogos de raciocínio lógico
- TIPOS DE PARCERIAS NECESSÁRIAS
- Costura e marcenaria
- PROFISSIONAIS DA ESCOLA QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO
Visitas periódicas à escola. As orientações serão de acordo com a necessidade de cada profissional, principalmente a professora do ensino regular.
- AVALIAÇÃO
- Formas de registro
O registro está sendo feito por meio de um Portifólio, bem como um relatório diário com prioridades e conquistas.
Mensalmente será feita uma planilha de quantificação.
- Avaliação
A avaliação acontece de forma qualitativa, com observação diária e registro, sendo esse transformado em um relatório no final do ano.