5oano – Ensino Fundamental – Data: ____/____/____
Nome: ___________________________________________________________
1) É comum, quando falamos, repetirmos palavras ou expressões, mas, ao redigirmos um parágrafo, isso precisa ser evitado, para que o texto fique mais harmonioso e expressivo. Observe, nos textos a seguir, como as repetições prejudicam-lhe o sentido.
A fim de construir textos mais claros, elimine as repetições.
a) Os cangurus são perseguidos, porque os cangurus atacam as plantações e porque os cangurus tem o pelo aproveitado pelos homens. A caçada ao canguru não é muito fácil: o canguru é rápido, o canguru ouve de longe o inimigo, o canguru nada otimamente e até no mar o canguru se atira, na aflição do canguru de escapar dos perseguidores.
b) O macaco-aranha tem as pernas e os braços compridos, finos e peludos, como as patas de algumas aranhas. O macaco-aranhaanda e pula em cima das árvores. O macaco-aranhadá saltos espetaculares (de uns dez metros de distância). De vez em quando, o macaco-aranha se atira num galho onde está com um dos braços e, com o outro braço, com a cauda e com as pernas, o macaco aranha faz uma porção de travessuras ao mesmo tempo. O macaco-aranha também pode se pendurar pela cauda e pode ficar pintando o sete com as pernas e braços.
O macaco-aranha mede de uns quarenta a uns sessenta centímetros de comprimento, fora a cauda, a cauda vai de uns setenta a uns noventa e cinco centímetros. O macaco-aranha vive no Brasil (sobretudo no norte e no centro), vive em outros países da América do Sul e da América Central. O macaco-aranha também é chamado de cuatá, maquipaçá etc.
(Trecho adaptado do livro Mamíferos, 2. Ed., do Ministério de Educação e Cultura, 1962.)
2) No texto anterior apareceu a palavra cauda. Procure saber, agora, o que significa calda e explore o sentido dessas palavras num pequeno texto.
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
5oano – Ensino Fundamental – Data:____/____/____
Atividades de Língua Portuguesa
Nome:___________________________________________________________
Leia este texto com bastante atenção:
A ONÇA
Dos moradores do sítio de Dona Benta, o mais andejo era o Marquês de Rabicó. Conhecia todas as florestas, inclusive o capoeirão dos taquaruçus, mato muito cerrado onde Dona Benta não deixava que os meninos fossem passear. Certo dia em que Rabicó se aventurou nesse mato à procura das orelhas-de-pau que crescem nos troncos podres, parece que as coisas não lhe correram muito bem, pois voltou na volata.
— Que aconteceu? — perguntou Pedrinho, ao vê-lo chegar todo arrepiado e com os olhos cheios de susto. — Está com cara de marquês que viu onça…
— Não vi, mas quase vi! — respondeu Rabicó, tomando fôlego. — Ouvi um miado esquisito e dei com uns rastos mais esquisitos ainda. Não conheço onça, que dizem ser um gatão assim do tamanho dum bezerro. Ora, o miado que ouvi era de gato, mas muito mais forte, e os rastos também eram de gato, mas muito maiores. Logo, era onça.
Pedrinho refletiu sobre o caso e achou que bem podia ser verdade. Correu em procura de Narizinho.
— Sabe? Rabicó descobriu que anda uma onça no capoeirão dos taquaruçus!…
-— Uma onça? Não me diga! Vou avisar vovó…
— Não caia nessa — advertiu o menino. — Medrosa como ela é, vovó morre de medo ou trata de nos levar hoje mesmo para a cidade. Muito melhor ficarmos quietos e caçarmos a onça.
A menina arregalou os olhos.
— Está louco, Pedrinho? Não sabe que onça é um bicho feroz que come gente?
— Sei, sim, como também sei que gente mata onça.
LOBATO, Monteiro. As caçadas de Pedrinho. 27. ed. São Paulo: Brasiliense, 1977.
1) Ao ler esse texto, você deve ter encontrado algumas palavras cujo significado você desconhece.
Localize, no primeiro parágrafo, a palavra que tenha um dos significados abaixo:
a) Grande pressa, disparada: _________________________________________
b) Que anda ou caminha muito, por muitas terras; que não para em casa; rueiro: ____________________________________________
c) Terreno em que o mato foi queimado e/ou roçado para cultivo da terra: ____________________________________________
2) Numa narrativa, o narrador pode ser narrador personagem (aquele que narra a história e dela participa) ou narrador observador (apenas narra a história, sem participar dela).
a) No texto A onça, qual é a posição que o narrador assume?
_________________________________________________________________
b) Se o narrador da história fosse o Marquês de Rabicó, como seria contado o primeiro parágrafo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Participam dessa história as seguintes personagens: o Marquês de Rabicó, Narizinho e Pedrinho, mas os fatos que se sucedem no texto acontecem por causa de uma característica de uma das personagens. Ligue essa personagem à sua característica.
Marquês de Rabicó.
Narizinho.
Pedrinho.
medrosa
andejo
corajoso
4) Sobre o texto, marque a alternativa correta.
a) Dona Benta nunca deixava os meninos passearem na fazenda.
b) Em “parece que as coisas não lhe correram muito bem...”, o trecho destacado quer dizer “algo deu errado”.
c) Como Rabicó viu a onça frente a frente, pôs-se a correr.
d) Pedrinho concordou com Narizinho, pois compreendeu que onça é um animal feroz.
5) O Marquês de Rabicó “conhecia todas as florestas, inclusive o capoeirão dos taquaruçus...”. Isso prova que ele
a) morava no sítio de Dona Benta.
b) gostava de mato cerrado.
c) andava por todos os lugares.
d) se escondia no capoeirão.
6) Transcreva do texto trechos que demonstram:
a) o medo de Narizinho:
__________________________________________________________________________________________________________________________________
b) a coragem de Pedrinho:
__________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Rabicó chega à conclusão de que o que ele tinha visto era onça. Através de um desenho, mostre em que ele se baseou para chegar a essa conclusão.
8) Explique esta fala do Marquês de Rabicó:
“Não vi, mas quase vi!”.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observe as duas possibilidades de colocação das palavras na frase abaixo e tente explicar por que o autor preferiu a segunda possibilidade.
a) O Marquês de Rabicó era o mais andejo dos moradores do sítio de Dona Benta.
b) “Dos moradores do sítio de Dona Benta, o Marquês de Rabicó era o mais andejo.”
9) Reescreva as frases seguintes mudando a ordem das palavras, como fez o autor.
a) José é o mais esperto dos garotos do bairro.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Ana é a mais simpática das professoras da minha escola.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Uberaba é uma das mais importantes cidades deste Estado.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Verinha é a mais carinhosa das meninas que eu conheço.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Reescreva o trecho abaixo usando a pontuação adequada:
|
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Você concorda com a atitude dos meninos de não contarem para a avó a respeito da onça? Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11) Observe esta passagem:
|
O termo destacado expressa uma conclusão a respeito da passagem anterior.
Observando essa ideia (de conclusão), desenvolva as frases a seguir.
a) Estava muito calor e o sol arrebentando no céu, portanto _________________
_________________________________________________________________
b) Fiz todas as tarefas, estudei para as avaliações e apresentei todo o trabalho sobre os imigrantes, logo, ___________________________________________
_________________________________________________________________
c) Retornamos ao trabalho no 5oano. Conheci meus colegas e professores, já estou fazendo novos amigos, logo, ___________________________________
_________________________________________________________________