OBJETIVO GERAL
Proporcionar o estreitamento. a inclusão e a integração das relações entre a comunidade escolar (escola, família e comunidade), favorecendo ações e reflexões e tomadas de decisões, beneficiando direta e indiretamente os processos de ensino e aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Viabilizar encontros dialógicos sobre temática relacionada ao comportamento, saúde, valores, economia doméstica.
Ø Proporcionar momentos de estudo, aprendizagem e reflexões.
Ø Realizar técnicas, que possibilite o cuidado de si com o outro, para a liberdade de expressão.
Ø Exercitar a competência de ouvir.
Ø Incluir a todos, sem destinção.
JUSTIFICATIVA
Não se pode pensar em ensinar e aprender sem o envolvimento de TODOS. Escola, comunidade e família necessitam compartilhar esses processos como um bem comum. À escola cabe o dever de proporcionar ações que comprovam um estreitamento e consequentemente a aproximação e integração desses.
O presente projeto vem contribuir na integração de todos, proporcionando ações que possibilitem alcançar os objetivos propostos, resgatando e/ou introduzindo valores como ética, respeito, cidadania, solidariedade, autoestima, respeito entre si e ao meio ambiente.
O papel da educação é de nos ensinar a enfrentar a incerteza da vida; é de nos ensinar o que é o conhecimento, porque nos passam o conhecimento, mas jamais dizem o que é o conhecimento. E o conhecimento pode nos induzir ao erro. Todo conhecimento do passado, para nós, são as ilusões. Logo, é preciso saber estudar o problema do conhecimento. Em outras palavras, o papel da educação é de instruir o espírito a viver e a enfrentar as dificuldades do mundo.(MORIN, março de 2000 ).
MORIN, Edgar. A ciência, o Imaginário e a Educação. Salto par José Roberto Mendes. Dia o Futuro. Entrevista em março de 2000. Traduzida por disponível em: http://www.redebrasil.tv.br/salto/entrevistas/edgar_morin.htm. Acesso em: 09/08/2008.