Projeto
DÓ-RÉ-MI-FÁ
PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS
· Daysi Ladwig
· Giane Fiorenzano Jorge Pinto
· Rúbia Coelho
Itajaí - 2011
Projeto DÓ-RÉ-MI-FÁ
“Qualquer proposta de ensino que considere essa diversidade precisa abrir espaço para o aluno trazer música para sala de aula, acolhendo-a, contextualizando e oferecendo acesso a obras que possam ser significativas para seu desenvolvimento pessoal em atividades de apreciação e produção. A diversidade permite ao aluno a construção de hipóteses sobre o lugar de cada obra no patrimônio musical da humanidade, aprimorando sua condição de avaliar a qualidade das próprias produções e as outros.” (BRASIL, 2001.)
OBJETIVO
Proporcionar aos educandos atividades de musicalização visando o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e cultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a capacidade auditiva;
- Exercitar a atenção e a concentração;
- Despertar a capacidade de análise e seleção de sons;
- Liberar suas emoções;
- Desenvolver um sentimento de segurança e auto-realização;
- Desenvolver a expressão corporal, o ritmo e a linguagem;
- Desenvolver a percepção espacial (eu, o ambiente e o outro);
- Desenvolver a coordenação motora ampla.
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como finalidade trabalhar a musicalização de maneira lúdica. A idéia de se trabalhar com a musicalização surgiu devido as experiências anteriores em que o crescimento individual e coletivo foi significante. A proposta a princípio era trabalhar a estimulação da linguagem oral por meio das cantigas de roda, porém surgiu a oportunidade de uma parceira com uma musicista do Laboratório da Música, especializada em musicoterapia, portanto, tendo em vista tal importância, o projeto foi criado.
Constata-se que a música causa um efeito em todo aquele que a escuta, seja de forma positiva ou negativa, sempre de acordo com a experiência pessoal de cada indivíduo. Podemos pensar em várias atividades humanas em que temos a música presente, tais como festas comemorativas, funerais, cinema, nos carros, entre outros. Segundo Galvão (2006), “... a reação humana ao discurso musical raramente é de indiferença. Isso traduz a experiência musical como uma experiência emocional socialmente compartilhada...”.
Já com relação a tocar um instrumento musical, este apresenta uma complexidade de ordem motora e cognitiva ao necessitar da coordenação de ambos. Por isso Galvão (2006) evidencia que “... tocar um instrumento musical é uma das mais complexas atividades humanas pelo tipo de demanda que faz ao sistema de conhecimento como um todo.” Envolve questões emocionais, de coordenação motora fina, os sentidos visuais, auditivos e sinestésicos, entre outros.
Assim, a relação entre cognição e música pode ser explorada sob diferentes facetas, uma vez que os textos musicais precisam ser elaborados em nosso cérebro para que sejam externalizados a sua compreensão para o ambiente.
Isso interage com características específicas de um aprendiz que, incluem personalidade e estilo cognitivo, equilíbrio emocional, traço de ansiedade, entre outros. Assim, [...] aprendizes têm de ser capazes de superar sérias limitações de ordem física, emocional e cognitiva. (GALVÃO, 2006, p. 170)
Portanto, nosso objetivo com as crianças do projeto “Bolinha de Sabão” será trabalhar as muitas dimensões cognitivas relacionadas à atividade musical, através da autorregulação, memória e ansiedade. Com isso elas serão desafiadas a superar seus limites cognitivos através da música, utilizando tanto recursos de canto quanto instrumentos musicais.
PÚBLICO ALVO
Educandos com diagnóstico clínico de atraso no desenvolvimento – que necessitem de intervenção na área da linguagem – com idade entre 04 e 07 anos, regularmente matriculados no Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí – CEMESPI.
CRONOGRAMA
No decorrer do ano de 2011, na segunda terça-feira de cada mês, com duração de uma hora.
PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS E ÁREA DE ATUAÇÃO
- Daysi Ladwig - Psicologia
- Giane Fiorenzano Jorge Pinto – Educacional Especializado
- Rúbia Coelho – Fonoaudiologia
COLABORADORA E ÁREA DE ATUAÇÃO
- Gisele Cugnie Barbosa Gonçalves - Musicista do Laboratório da Música
AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado pela sua contribuição no desenvolvimento da linguagem dos educandos, bem como a sua motivação e participação. Além da interação no grupo e a promoção da autoestima.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GALVÃO, Afonso. Cognição, Emoção e ExpertiseMusical. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, v. 22, n. 2, p. 169-174, mai.- ago. 2006.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries: Arte. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 2001.