Vamos demonstrar um jogo que pode ser desenvolvido com alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental.
Objetivos:
Este jogo tem por finalidade trabalhar a operação matemática da adição e o raciocínio lógico.
Regras
- A atividade deve ser individual.
- Determinar um tempo para a resolução da atividade.
- Será dada uma folha contendo algumas figuras em que a soma consiste num determinado resultado.
- O aluno deverá descobrir qual o valor de cada figura, obedecendo ao total da soma, dentro do tempo cronometrado.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Kala - desenvolvendo o raciocínio lógico das crianças
Material (para grupo de 02 crianças):
• 01 tabuleiro;
• 32 fichas.
Objetivo:
• Desenvolver o raciocínio lógico.
VEJA MAIS
Desenvolvimento:
O jogo começa com 03 fichas em cada casa, com exceção da 3º que terá 04 fichas, num total de 16 fichas para cada jogador.
O território de cada jogador é formado pelas 05 casas da fileira à sua frente e mais o reservatório à sua direita.
O reservatório funciona como uma casa, chamada casa de acumulação, também conhecida como Kala, e é utilizada somente pelo proprietário.
Para fazer uma jogada, o jogador paga as fichas de qualquer uma de suas casas - mas nunca da sua Kala - e as semeia, uma a uma, nas casas seguin-tes, no sentido anti-horário.
O percurso de cada um dos participantes, inclui a sua Kala e, portanto, cada vez que o jogador passa em seu Kala, ele deixa uma ficha nesta casa.
Um jogador nunca semeia na Kala do adversário.
Toda vez que a última ficha semeada cai na sua Kala, este tem o direito de iniciar uma nova jogada.
Uma captura ocorre quando a última ficha semeada por um jogador cai em uma casa vazia situada em seu próprio território, caso em que o jogador coloca na sua Kala todas as fichas que se encontrem na casa oposta do território adversário.
O jogo termina quando forem capturadas todas as fichas ou, então, quando um dos jogadores não tiver fichas para jogar, caso em que seu adversário ficará de posse das fichas que ainda restarem do seu território.
O jogo pode terminar também quando, de comum acordo, os jogadores constatarem que as fichas em jogo são muito poucas e decidirem dividí-las entre si.
Vence a partida aquele que possuir a maior quantidade de fichas.
Não deixe de ver também:
25 atividades iniciais de matemática
Matemática na Educação Infantil - curso
Fontes: http://professoresdeatitudeec102.blogspot.com.br/2010/11/modelos-de-atividades-de-matematica.html
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/jogo-matematico-qual-valor-das-figuras.htm
www.jogosebrincaderias.com.br
http://blog1.aprendebrasil.com.br/default_imprimir.asp?idpost=48586&idBLOG=8802&idusuario=
http://educaeaprenda.blogspot.com.br/2012/03/raciocinio-logico.html